terça-feira, 28 de julho de 2009

Irmãos Gémeos


Designam-se irmãos gémeos os irmãos que nascem no mesmo parto. Os chamados gémeos bivitelinos resultam da fecundação entre dois gâmetas femininos e dois espermatozóides. Os indivíduos resultantes podem ser de sexos diferentes e diferirem muito nas características físicas. Os gémeos univitelinos provêm do mesmo óvulo fecundado pelo mesmo espermatozóide.
Apresentam o mesmo material genético, e por isso, são do mesmo sexo e com morfologia semelhante.
Um caso especial de irmãos gémeos univitelinos são os siameses, caracterizados por nascerem unidos fisicamente por não ter havido separação dos embriões. Actualmente, tenta-se separá-los cirurgicamente. A possibilidade de sucesso depende do tipo de união que apresentam, não podendo realizar-se se compartilharem algum órgão vital.


segunda-feira, 27 de julho de 2009

DNA

Domínio de Referência 1

Sociedade:

  • Identificar a diversidade de características individuais dos elementos que compõem uma sociedade, a partir de variáveis como o sexo, a idade, a etnia ou a escolaridade.
  • Aplicar a contextos de diversidade sociocultural (por exemplo, constituídos por pessoas de diferentes etnias) princípios de igualdade e tolerância entre os indivíduos com diferentes características sociais, compreendendo o conceito de acção social.
  • Explorar modos de integração no colectivo de indivíduos em situações de exclusão social ou alvo de discriminação por serem portadores de características específicas (ex: idosos, indivíduos portadores de deficiência, ex-reclusos, toxicodependentes, etc.).

Tecnologia:

  • Identificar contextos de utilização de análises de DNA (por exemplo, em criminologia, análises de paternidade ou em doenças hereditárias).
  • Compreender a análise de DNA em termos de sequência de constituintes básicos, como processo de identificação única de seres humanos, realizada a partir de diferentes suportes (cabelo, sangue, saliva, etc.).
  • Explorar as potencialidades do conhecimento da sequenciação genética na determinação de paternidades, doenças hereditárias, etc.

Ciência:

  • Identificar o DNA como a chave do património genético dos seres vivos em geral, relacionando a variedade biológica com aspectos da teoria combinatória.
  • Relacionar os constituintes e a estrutura da molécula de DNA com a transferência da informação genética e manutenção das características hereditárias (por exemplo, papel das 4 bases azotadas como “letras” do código a ser transcrito e traduzido); compreender que com quatro bases se obtém um sistema de codificação e representação muito rico.
  • Explorar o papel das mutações genéticas na geração de diferenças e na evolução e adaptação do homem e utilizar a Teoria das Probabilidades para estabelecer a probabilidade de um descendente possuir uma determinada característica.