segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Glaucoma

Glaucoma, o que é?

É uma doença dos olhos que provoca um dano característico ao nervo óptico, órgão responsável por levar ao cérebro as imagens que vemos, e está associado ao aumento da pressão intra-ocular (PIO). É uma doença lentamente progressiva e quanto maior a pressão dentro do olho, maior a possibilidade de lesão do nervo óptico podendo levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma, o mais comum é o glaucoma crónico simples.

Qual a sua causa?

Dentro dos olhos existe um líquido transparente chamado "humor aquoso". Este líquido é produzido numa estrutura chamada corpo ciliar do olho, que fica atrás da íris, circula e sai do olho (pela malha trabecular e canal de Schlemm). O humor aquoso, que todos os olhos possuem, é muito importante para nutrir e manter as estruturas dos olhos normais. No entanto, quando ele é produzido em excesso ou tem dificuldades em sair do olho, a pressão intra-ocular aumenta de forma progressiva e causa lesão do nervo óptico podendo levar à cegueira.


Tipos de Glaucoma

• Ângulo Fechado Primário & Síndrome de Íris Platô
• Glaucoma Primário de Ângulo Aberto (GPAA)
• Glaucoma de Tensão Normal
• Glaucoma Pediátrico
• Glaucoma Secundário
• Síndrome ICE
• Glaucoma Inflamatório
• Glaucoma Neovascular
• Glaucoma Pigmentar
• Glaucoma Pseudoexfoliativo
• Glaucoma Traumático

Exemplos de Glaucomas:

Glaucoma de ângulo fechado

Este tipo de glaucoma ocorre quando o ângulo entre a córnea (a janela transparente no olho) e a íris (a parte colorida do olho) é estreito. Em todos os olhos, o fluido ocular encontra resistência ao passar da câmara posterior atrás da íris para a câmara anterior em frente à íris. Esta resistência ao fluxo para frente do fluido causa um ligeiro aumento da pressão do fluido atrás da íris que empurra a íris para frente. Em olhos com ângulos estreitos, não há espaço suficiente entre a íris e o dreno do olho. O arqueamento para frente da íris pela pressão atrás dela bloqueia o dreno e assim eleva a pressão intra-ocular.

Glaucoma inflamatório

No glaucoma inflamatório, a inflamação pode tanto elevar ou abaixar a PIO (pressão intra-ocular). A inflamação causa a formação de células brancas no líquido na frente do olho. As células são capturadas no trabéculo (o "dreno"), bloqueando-o. O fluido também fica mais espesso e mais difícil de passar pelo dreno, e os feixes do trabéculo que compõem o dreno incham, tornando os poros entre eles menores. A inflamação também pode libertar prostaglandinas que aumentam o fluxo de fluido para fora do olho entre os feixes de músculo do olho.
Glaucoma pigmentar

O glaucoma pigmentar é um glaucoma secundário causado por um acúmulo de pigmento no trabéculo do olho, bloqueando o fluxo de fluido. O glaucoma pigmentar é normalmente encontrado em indivíduos míopes com idade entre pouco menos de 30 e pouco mais de 40 anos e é mais comum em homens que em mulheres.

Glaucoma pseudoexfoliativo

A Síndrome de Pseudoexfoliação ocorre quando as camadas externas do cristalino descamam e bloqueiam o fluxo normal do humor aquoso.

Sintomas

No início a doença é assintomática, geralmente o paciente não sente nada nos olhos e a visão é normal. Na maioria dos casos, o glaucoma progride lentamente sem que o paciente dê conta da perda gradual da visão periférica. Em geral, a visão vai piorando até que finalmente começa a afectar o campo visual central e se estabelece cegueira permanente. Alguns raros pacientes poderão ter sintomas oculares não bem definidos, que são importantes avisos de que é necessário um exame oftalmológico completo, como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão, como halos coloridos.

Grupos de risco

• Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de possibilidade de desenvolver a doença.
• Diabéticos e negros são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo aberto.
• Asiáticos têm maior tendência a desenvolver glaucoma de ângulo fechado.
• Pacientes míopes.
• Pacientes que fizeram uso de medicamentos à base de cortisona por um longo período.

Como é descoberta a doença?

O glaucoma é detectado somente após um exame oftalmológico completo, em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular e o exame do fundo de olho (avaliação do nervo óptico), por meio de aparelhos apropriados.

Há cura?

Actualmente, não há cura para o Glaucoma. Glaucoma é uma doença crónica e deve ser tratada por toda a vida com o controle da pressão intra-ocular para evitar a perda da visão. Contudo, muitas pesquisas estão sendo realizadas no momento e cientistas de todo o mundo trabalham em áreas como genética, neuroproteção e neurorregeneração. Ainda existem estudos que procuram a origem e a fisiopatologia da doença e tratamentos para diminuir os sintomas.


Bibliografia

www.willsglaucoma.org
www.clinicabelfort.com.br
www.algosobre.com.br
Trabalho elaborado por: Joaquina João

Sem comentários:

Enviar um comentário