segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Proposta de Trabalho


A forma mais antiga e também mais directa de conhecer o número de pessoas que habitam um determinado território consiste na realização de uma contagem através da observação exaustiva dos indivíduos, a que se dá o nome de recenseamento ou, de uma forma abreviada, censo.
Os censos são tradicionalmente a contagem da população de um país, que mais recentemente incluiu a sua melhor caracterização e um levantamento do parque habitacional.
É exactamente através dos censos que o país fica a saber:
· Quantos somos;
· Como somos;
· Onde vivemos;
· Como vivemos.

Breve história dos censos

Já antes da era de Cristo se faziam recenseamentos, geralmente com objectivos militares e de cobrança de impostos. Por isso, a norma era a de as populações se deslocarem aos seus locais de origem e se apresentarem às autoridades locais para o registo de pessoas e/ou bens.
Os vestígios mais antigos da realização destas contagens remontam à civilização Suméria (V a II a.C.). Depois encontramos formas próprias de recensear a população em todas as grandes civilizações antigas: na Mesopotâmia, no Egipto, na China, na Grécia, em Roma, entre outras.
O primeiro censo populacional conhecido no território que é hoje Portugal foi realizado no ano zero, por ordem do Imperador César Augusto e dizia respeito à então província romana da Lusitânia. Posteriormente, na Idade Média, também os árabes efectuaram vários recenseamentos durante a sua permanência na Península Ibérica.
Já após a fundação da nacionalidade foram realizadas várias contagens mais ou menos extensas tendo preocupações sobretudo de ordem militar. A primeira destas operações foi o Rol dos Besteiros do Conto, de D. Afonso III (1260-1279).
Em 1864, realizou-se o I Recenseamento Geral da população portuguesa, que foi o primeiro a reger-se pelas orientações internacionais do Congresso Internacional de Estatística de Bruxelas em 1853, marcando o início dos recenseamentos da época moderna.
Embora estas orientações já indicassem que os recenseamentos deveriam ser realizados de 10 em 10 anos o censo seguinte apenas se realizou em 1878, ao qual se seguiria o censo de 1890. A partir de então os recenseamentos da população têm vindo a realizar-se, com poucas excepções, regularmente em intervalos de 10 anos.
Outro marco importante ocorreu em 1970, quando em simultâneo com o X Recenseamento da população se realizou o I Recenseamento da habitação.
Quem faz os censos?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) foi o organismo encarregue da preparação, execução e apuramento dos dados dos censos 2001, o último realizado em Portugal.
Dada a complexidade da operação estatística "Censos 2001", o INE teve a colaboração das autarquias locais. Assim, as Câmaras Municipais responsabilizaram-se pela organização, coordenação e controlo das tarefas do recenseamento na área da respectiva jurisdição; enquanto que as Juntas de Freguesia asseguraram a execução das operações dos Censos 2001 nas respectivas áreas.
Proposta de trabalho

1. Para que serve o recenseamento geral da população? Que tipos de dados são analisados neste processo?
2. Que técnica é usada para a recolha de dados nos censos?
3. Parece-lhe a técnica mais adequada? Justifique.
4. Como podem os censos contribuir para o melhoramento da eficácia e eficiência da sociedade?

15 comentários:

  1. Serve para conhecermos o numero de pessoas que habitam um determinado terrítorrio.
    Quem somos, como somos, onde vivemos, como vivemos.

    A tecnica utilizada são os inqueritos ou questionarios

    Para mim parece que sim ,por exemplo na terra do meu pai (Alcoutim)depois de haver os censos (1991) apareceu a luz e o saneamento que fui óptimo.

    Analizando o que aconteceu na terra do meu pai acho que e muito bom porque conseguem analizar as nessecidades das pessoas.

    ResponderEliminar
  2. o trabalho mandado no dia 8 de Setembro de 2009 13:07 esta hora do bloge.
    pertence a mais dificil

    SUSANA CAVACO

    ResponderEliminar
  3. - O recenseamento geral da população serve para saber quantos somos e como somos, como vivemos e onde vivemos. Os dados analisados são:a idade,o estado civil, o vencimento, a habitação,as divisões da habitação,se tem água e luz,os bens, o agregado familiar, etc.

    - A técnica utilizada para recolha de dados é:
    a entrega de inquéritos nas casas das pessoas para o seu preenchimento (ajudando as pessoas a preencher quando tem duvidas), depois voltam noutro dia para levantarem o mesmo preenchido.

    - Acho que é uma técnica boa pois faz com que as pessoas possam ser esclarecidas no momento da entrega dos questionários,estes são entregues e recolhidos no periodo da noite.

    - Porque ao sabermos como somos e como vivemos, contribuimos para o conhecimento de situações problemáticas de vida e habitação.

    Maria José Carrola

    ResponderEliminar
  4. 1ºO recenseamento serve para contarem a população que existe em cada pais. Os dados são onde vivemos com quem as nossas habilitações literarias se trabalhamos.

    2ºA Tecnica usada são os inqueritos.

    3ºSim acho adequada porque se não fossem de porta a porta fazer esses questionários havia muitas pessoas que o não faziam.

    4ºos censos podem contribuir para o melhoramento da sociedade porque assim ficam a saber as necessidades da população.

    Leonilde Camoeira
    Setembro 2009

    ResponderEliminar
  5. 1. O recenseamento serve para sabermos quantos somos e quem somos.Os dados analisados são vários podendo idade, sexo, habilitações literárias, tipo de habitação, em que trabalhamos.
    2. A técnica usada é através de inquéritos feitos porta a porta por pessoas escolhidas pela junta de freguesia, câmara municipal sobe coordenação do INE.
    3. A técnica penso que dado às novas tecnologias não será a mais eficaz uma vez que estamos na era da informática que tornaria o trabalho mais eficaz e mais rápido.
    4. Os censos podem contribuir muito melhorando as dificuldades que analisaram através dos censos, como por exemplo criando escolas, fogos habitacionais.

    Filomena Figueiredo
    8 de Setembro de 2009

    ResponderEliminar
  6. Os recenseamentos servem, para os nossos governantes, terem a noção das necessidades da população,de como somos,como vivemos ,aonde vivemos,se somos uma população envelheçida,se somos uma população,com insucesso escolar
    falta de emprego etç.

    A tecnica mais utilizada são os inquerito
    A min parece-meser a tecnica mais correcta,pois é a maneira de toda a população o fazer e assim a imformação chegar ao I.N.E. e assim aos nossos governantes.

    Foi através dos censos que se chegou á conclussão de que era necessário,fazer chegar,cursos para a população ter um nivel de sucesso escolar satisfatório, ao nivel europeu.

    IVONE LOPES.

    ResponderEliminar
  7. 1- O recenciamento serve para conhecer o nr. de pessoas que habitam um determinado território e são analisados diversos aspectos,o género dos inquiridos,tipo de habitação se é própria ou não,se tem saneamento, o nr.de pessoas que constitui o agregado familiar a ocupação de cada membro e remuneração dos mesmos.

    2-Somos abordados por técnicos do INE nas nossas residências e respondemos ao questionário escrito assinalando as respostas.

    3-Na minha opinião a técnica não é a mais adequada pois nem sempre as pessoas estão disponivéis e também por cada vez mais existe o receio de abrirmos a porta das nossas casas a pessoas estranhas mesmo que venham devidamente identificadas, penso que o questionário deveria ser enviado para as nossas residências por correio.

    4-Com o censo os nossos governantes tem o conhecimento sobre a população que tutelam o que facilita nas suas acções,como por exemplo na construção de infraestruturas em zonas onde elas sejam necessárias entre outras coisas. Maria Manuela Mausse

    ResponderEliminar
  8. 1º O recenciamento geral da população serve para saber o número da população que habita num determinado pais através do Instituto Nacional de Estatistica(INE)

    2º A técnica mais usada é o inquérito de porta a porta orientado pelas Juntas de freguisia e as Cámaras Municipais.

    3º Sim porque é a técnica mais adequada para facilitar a contagem da população de um apis.

    4.Os censos contribuem para o melhoramento da sociedade porque fica-se a saber o número da população activa e não activa, como vivemos, em que condições vevemos e quantos somos.


    Joaquina João

    ResponderEliminar
  9. 1-O recenciamento serve para obter conhecimento das relações pessoais quanto ao númer e genéro dos habitantes existentes num determinado território ou região.

    2- A técnicaq utilizada para recolha de dados nos censos é o inquérito ou questionário.


    3-Acho que sim,porque através de inquérito adquiremos informações necessários.

    4- Os censos podem contribuir para o melhoramento da população com eficácia e efiCiência da sociedade através dos conhecimentos e necessidades das pessoas.

    Isabel Mreno

    ResponderEliminar
  10. 1. O recenseamento é uma fonte de informação para caracterização de uma determinda população. Essa caraterização poderá ser a nível mundial, europeu, nacional ou até mesmo num determinado território afim de analizar algumas carências ou até implementar novas respostas.
    Os inquéritos indenficam o número de pessoas nos agregados familiares, o sexo, o estado civil, as faixas etárias, o tipo de habitação, o
    saneamento básico, o nível de escolariedade, a profissão, e poderam ainda ser mais pormenorizados mediante o seu objectivo.

    2.A técnica mais utilizada é o inquérito, que poderá ser porta a porta ou o inquérito de rua.

    3. Sim, normalmente quando somos confrontados neste tipo de inquérito a resposta sai boca fora,
    não temos tempo para pensar em nada muito elaborado tornando a resposta mais franca.

    4.Como já referi na questão 1., com a caracterização da população o conhecimento do território e as opiniões reconhidas, é mais fácil indentificar o tipo de necessidades.

    Trabalho elaborado por: Cristina Calado

    ResponderEliminar
  11. 1- Eu acho q o censo ou recenseamento é uma pesquisa sobre a população que possibilita conhecermos várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas.

    2- A tecnica mais utilizada é os inqueritos feitos na rua ou na casa das pessoas, as entrevistas telefonicas.

    3- Eu penso que é a técnica mais adequada porque é atravez desde contacto mais directo que obtemos muita informação sobre a população.

    4- Os censos sao um dos instrumentos mais importantes de ajuda ao governo, pois assim ficam a conhecer melhor e mais permenorizadamente a população e ajuda la a ultrapassar as dificuldades.


    Lucilia Monteiro

    ResponderEliminar
  12. 1- O recenseamento geral serve para fazer a contagem da população de um país, a sua avaliação e análise social/económica e assim obter a informação - quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos

    2- Recorre-se à inquirição de pessoas através da entrega/recolha de questionários feita de porta em porta por técnicos do INE devidamente identificados.

    3- Sim. Porque sendo um método directo, olhos nos olhos onde se tem a certeza que se chega a todas as casas e suas famílias, com a vantagem de poder receber instruções e tirar dúvidas "na hora" com os técnicos, considero-o um método objectivo, fiável, credível e acessível.

    4- A informação obtida nos censos, é fundamental para caracterizar a população e definir objectivos e prioridades. Entre outras medidas, saber como distribuir os fundos pelas Câmaras Municipais, ver onde é necessário(creches, lares, escolas, vias de comunicação, hospitais, bibliotecas, espaços de lazer, etc.), tornando assim sem dúvida a sociedade mais eficaz, eficiente e feliz.

    Eugénia Oliveira

    ResponderEliminar
  13. 1. O recenciamento serve para se saber quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos.

    Alguns dos dados analisados são, a idade, habitação, agregado familiar, vencimento, etc.

    2. A técnica usada é através do preenchimento de inqueritos.

    3. Na minha opinião os inquéritos deveriam ser enviados para toda a população, sendo obrigatório o seu preenchimento e entrega num prazo previsto.

    4. Os censos servem para conhecer melhor a população e as suas necessidades.

    Através deste estudo poderá criar-se melhorias para as pessoas, como por exemplo: escolas, hospitais jardins, habitações, etc.


    Sandra São Pedro

    ResponderEliminar
  14. 1. O Recenciamento Geral da População é utilizado para a recolha de dados importantes, para o desenvolvimento do país, tais como:
    População Residente
    Densidade Populacional
    Taxa de Crescimento
    Indice de Envelhecimento

    2. A recolha desses dados é feita através de um inquérito,entregue por recenseadores nas casas das pessoas.

    3. A técnica parece-me adequada, no entanto considero que o recurso às tecnologias, poderia facilitar bastante o processo.

    4.Os cencos são importantes, na medida em facilitam a planificação para o desenvolvimento do país.

    Ana Rita Fernandes

    ResponderEliminar
  15. 1-O recenseamento geral da população,serve para se ter conhecimento do nº de habitantes existentes no mundo.Os dados analizados são a idade,o sexo, nível de escolaridade, profissão,nº de pessoas por agregado familiar,condições de habitação,etc.

    2-A técnica utilizada é feita através do preenchimento de um inquérito,que são entregues directamente nas habitações por fúncionarios das Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais para ajudarem no preenchimento dos mesmos se necessário.

    3-A técnica parece-me adequada porque existe oum elevado nº de pessoas que não sabem ler nem escrever ,e desta forma assegura-se que todos od habitantes.

    4-São importantes porque assim os nossos governantes sabem quais são as necessidades dos habitantes e podem solucionar os problemas.

    Susana Gouveia

    ResponderEliminar